Um resumo sobre aves migratórias


Caros amigos,
O ornitólogo paulista Dalgas Frisch, autor do primeiro guia das aves brasileiras, pediu se eu poderia preparar para ele um resumo das minhas observações sobre aves migratórias no litoral paranaense. Felizmente, esse resumo já existe, na forma da minha “Carta 71. A caça à Primeira“, distribuída em 31 de agosto de 2008. Para atender Dalgas e todas as outras pessoas interessadas na migração de aves, coloquei a referida carta no meu website hoje, com o seu texto original e com as tabelas atualizadas.

Como vocês verão na Tabela 1 da carta, este ano todas as aves “do verão” já chegaram. A última a chegar foi o bigodinho, que encontrei ontem: um macho adulto, sentado num fio elétrico, junto com vinte e sete imaturas andorinhas-de-bando: um espetáculo lindo!

Para quem gostaria de conhecer essas aves típicas do nosso verão e quer aprender a distingui-as inclusive pelo seu canto, sugiro marcar um “#DiaDeCampo com @AndreDeMeijerPR”, no litoral ou no planalto.

Juntos prestaremos atenção a aves, plantas floridas, borboletas, cogumelos e todos os outros seres que enfeitarão a nossa caminhada. Venham e convidem parentes, amigos, ou colegas de trabalho para virem juntos!

Um grande abraço,
André

Carta 71. A caça à Primeira

Deixe um comentário